terça-feira, 18 de agosto de 2009

Pirata virtual usa contas brasileiras do Twitter


Um pesquisador que investigava os ataques que deixaram o serviço de microblogs Twitter fora do ar na semana retrasada descobriu outro problema de segurança --sem qualquer correlação com os ataques anteriores. A informação foi reproduzida por diversos jornais e blogs de tecnologia na segunda-feira (17).
Segundo o pesquisador, ao menos um criminoso estaria usando contas do Twitter para controlar uma rede com pelo menos 200 computadores pessoais infectados --a maioria deles estaria no Brasil. Redes de PCs infectados são conhecidas como "botnets" e são responsáveis por muitos dos danos on-line, de roubos de identidade até envio de spam.
Jose Nazario, do blog de segurança on-line Arbor, disse ter encontrado uma conta no serviço de microblogs que era usada para enviar links semelhantes a mensagens deturpadas. Elas funcionavam como comandos para computadores entrarem em "botnet", a fim de visitar sites maliciosos, nos quais o computador faria downloads de programas que roubavam senhas de contas de banco.
A conta descoberta por Nazario foi tirada do ar. Ninguém do Twitter foi localizado, de imediato, para responder o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário