As florestas tropicais estão se recuperando? Novos estudos sugerem que as consequências de longo prazo do desmatamento podem não ser tão ruins quanto se previa, já que a vegetação retorna nas terras agrícolas abandonadas.
A casa de Felipe Garcia tem ao fundo uma verdadeira muralha de árvores da floresta. "Os meus vizinhos abandonaram a sua fazenda sete anos atrás", afirma Garcia, que é agricultor. "Agora a selva tomou novamente conta da propriedade deles". Ele dá tapinhas na barriga proeminente e diz: "E se eu não cuidar das minhas terras, estarei na mesma situação daqui a alguns anos".
Garcia é membro da tribo Ngöbe, o maior grupo indígena do Panamá. Ele é um dos poucos moradores da pequena cidade de Chilibre que ainda ganham a vida com a agricultura. A maioria dos agricultores locais abandonou as suas terras há muito tempo. "O trabalho agrícola é muito duro para os jovens", reclama Garcia. "Eles preferem trabalhar na capital".
Os prédios de escritórios da Cidade do Panamá ficam a cerca de uma hora de carro. Chilibre tornou-se uma cidade dormitório, já que os moradores preferem deslocar-se até a capital para trabalhar. Ela transformou-se também em um laboratório de campo para os botânicos e ecologistas fascinados pela densa vegetação que retornou às fazendas abandonadas na antiga Zona do Canal há apenas alguns anos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)


Nenhum comentário:
Postar um comentário