quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Depressão


É possível às vezes sentirmos uma tristeza profunda que nos faz pensar que pode ser sinal de depressão, mas será que a tristeza pode ser considerada um sintoma de depressão? Todos sabem que a depressão é um problema que atua na modificação de humor, na qual esta tristeza resulta na diminuição da autoestima que crie a situação de punição a si mesmo, e assim pode comprometer a alegria de viver, isto é, como se acabasse o sentido e motivo para estar vivo.
A genética tem grande importância em relação à depressão, sendo que ainda se discute sobre este fator, mas podemos conferir que em uma família com integrantes com depressão, a probabilidade dos descendentes desta família apresentar este transtorno é grande. A vida é repleta de ganhos e perdas, sendo que para algumas pessoas existem mais perdas do que ganhos na vida e é através destas situações que podem surgir a depressão, pois gera-se um sentimento de decepção e de baixa autoestima.
Os sintomas das pessoas que sofrem de depressão são identificados com grande facilidade, entretanto, é de grande importância identificá-los o mais rápido possível, sendo que sintomas psíquicos são:
-Pensamentos relativamente ligados ao suicídio ou morte.-Sentimento de tristeza profunda.-Perda do interesse e desejo de realizar atividades prazerosas ou até mesmo de viver.-Impotência e desesperança.-Dificuldade de concentração ou de tomar decisões-Sentimento de culpa.
Além deste sintomas, também existem os sintomas físicos da depressão, nos quais ajudam de forma mais prática e rápida identificar este transtorno:
-Dores de cabeça.-Perda ou diminuição do desejo sexual.-Alterações do apetite, sono ou peso.-Dores nas costas.-Prisão de ventre ou diarréia.-Dores no peito.-Náuseas.-Sensação de “bolo” na garganta.-Dificuldade para respirar ou sensação de falta de ar.-Sensação de pressão no peito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário